Onda de violência no interior da bahia deixa 7 mortos
![]() |
| Foto: reprodução |
Uma onda de violência assustou moradores de Ipiaú, no sul da Bahia, após o rompimento de um acordo entre as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC). Em um intervalo de pouco mais de 48 horas, entre a noite de sexta-feira (16) e o domingo (18), ao menos sete pessoas foram mortas no município, a maioria dentro de suas próprias casas.
Apesar de a Polícia Militar ter informado inicialmente que os homicídios estariam ligados a conflitos internos de um grupo criminoso, moradores e agentes de segurança que atuam na região apontam que as mortes estão relacionadas à disputa entre as facções. Segundo relatos, Ipiaú é dominada majoritariamente pelo PCC, enquanto o bairro Santa Rita seria área de influência do CV.
Investigações indicam que as facções haviam estabelecido uma trégua após operações policiais na região e em outras cidades baianas, com o objetivo de reduzir confrontos e evitar novas ações da Secretaria da Segurança Pública. No entanto, esse acordo teria sido quebrado há cerca de um mês, após uma negociação de drogas envolvendo grupos ligados às duas facções, considerada uma traição.
De acordo com a polícia, ordens do PCC estariam sendo repassadas a partir do Conjunto Penal de Jequié, enquanto comandos do CV teriam origem em um presídio de Santa Catarina. Mesmo com o reforço do policiamento, o clima entre os moradores é de medo, com relatos da presença de pessoas vindas de outros estados para atuar nos confrontos.
Os sete homicídios ocorreram em diferentes bairros da cidade, entre sexta e domingo, envolvendo jovens e adultos, além de um adolescente de 15 anos. As mortes seguem sendo investigadas, e operações policiais continuam em andamento no município.
(Fonte: Informe Baiano)


Comentários
Postar um comentário