Galvani reforça compromisso com inclusão e comunidades quilombolas em Irecê

Foto: reprodução


A Galvani, empresa brasileira líder em fertilizantes fosfatados, reafirmou seu compromisso com a inclusão social ao participar de um evento promovido pela Associação Quilombola de Lagoa e pelo Instituto Ser-Tão, em Irecê. A diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Sylvia Tabarin, destacou que a presença da companhia na comunidade de Lagoa Nova reforça uma parceria construída ao longo dos anos, especialmente por meio de ações com a Escola Anísio Teixeira.


O encontro, realizado no dia 12, contou com representantes da empresa e autoridades locais, como o articulador de Políticas de Educação do Campo, Arnobson dos Santos; a secretária de Agricultura, Juliany Mendes; e o vereador Fabiano Bia.

Investimentos sociais e fortalecimento das comunidades

Às vésperas de inaugurar uma nova unidade de mineração em Irecê em 2026, a Galvani vem ampliando suas iniciativas sociais. Em 2024, o Projeto Raízes promoveu ações de valorização da cultura negra, capacitou 60 professores, envolveu 240 alunos e realizou apresentações culturais que alcançaram mais de 1,6 mil pessoas. A próxima edição, prevista para 2026, deve dobrar o número de educadores participantes.

A empresa também revitalizou o viveiro de mudas da Escola Anísio Teixeira, referência como a primeira Escola Quilombola Lixo Zero do país. O espaço fortalece práticas de agroecologia e o vínculo dos estudantes com o meio ambiente e sua identidade cultural.

Em 2025, a parceria avançou com o Programa de Desenvolvimento Econômico Rural, conduzido pelo Instituto Lina Galvani e parceiros locais. O projeto vai beneficiar 30 agricultores familiares e quilombolas, incentivando práticas sustentáveis, empreendedorismo e certificação orgânica, ampliando oportunidades de renda e acesso a políticas públicas.


 

Comentários


Publicidade

Postagens mais visitadas