Mel x Açúcar: qual é realmente mais saudável?


 Apesar de o mel ser considerado uma opção mais natural e saudável que o açúcar refinado, as diferenças entre os dois são pequenas — e o consumo excessivo de qualquer um pode causar efeitos parecidos no metabolismo.


De acordo com as nutricionistas Marcela Arena e Marina Yazigi, e a endocrinologista Samille Coelho, a ideia de que o mel é melhor se deve ao fato de ele ser um produto natural, produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores.


O mel possui glicose, frutose, água e pequenas quantidades de vitaminas, minerais e compostos bioativos, enquanto o açúcar é composto basicamente por sacarose, derivada da cana. No entanto, os especialistas destacam que os nutrientes extras do mel são mínimos e não trazem grandes benefícios práticos.


Em relação à absorção, o mel é ligeiramente mais rápido por conter glicose e frutose livres, mas o corpo utiliza esses açúcares da mesma forma. No fim, ambos fornecem energia semelhante: 50 g de mel têm 162 kcal, enquanto 50 g de açúcar refinado têm 197 kcal.


Na prática, uma colher de mel (21 g) tem cerca de 64 kcal, e uma colher de açúcar (12,5 g) tem 48 kcal.


Conclusão

Apesar de o mel ter uma imagem mais “natural” e conter pequenas quantidades de nutrientes, a diferença nutricional em relação ao açúcar é mínima. Por isso, o segredo está na moderação: reduzir o consumo de ambos e buscar formas de diminuir o paladar doce no dia a dia é a melhor escolha para a saúde. (Fonte G1)


Comentários


Publicidade

Postagens mais visitadas