Galvani, CBPM e Sinjorba promovem visita de jornalistas a projeto de mineração sustentável em Irecê
Jornalistas conheceram as obras do novo empreendimento da Galvani, que já tem 60% de avanço e início das operações previsto para 2026
A Galvani, em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), realizou nesta terça-feira (21) uma visita técnica com profissionais de imprensa ao novo projeto de mineração sustentável em Irecê. A atividade faz parte do Prêmio de Jornalismo – Mineração & Sustentabilidade, que valoriza boas práticas do setor.
Com investimento superior a R$ 600 milhões, o empreendimento já tem 60% das obras concluídas e deve começar a operar no segundo semestre de 2026. A nova planta vai dobrar a capacidade produtiva da Galvani, com previsão de 350 mil toneladas anuais de concentrado fosfatado e 600 mil toneladas de corretivo agrícola.
Entre os diferenciais do projeto estão a ausência de barragens de rejeitos, reaproveitamento total do minério, recirculação completa da água e uso de tecnologias inéditas no país. Além disso, o empreendimento deve gerar cerca de 900 empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia local.
Durante a visita, os jornalistas também conheceram o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que desde 2009 já recuperou 14 hectares com espécies da Caatinga, e visitaram a Escola Anísio Teixeira, beneficiada pelo projeto social Raízes: Identidade e Cultura Negra, apoiado pela Galvani.
A comitiva passou ainda pelo Instituto Lina Galvani (ILG), que atua em projetos sociais e educacionais e já investiu R$ 21 milhões em mais de 80 iniciativas, beneficiando cerca de 32 mil pessoas.
Os vencedores do Prêmio de Jornalismo – Mineração & Sustentabilidade serão anunciados em 29 de outubro, durante a EXPOSIBRAM 2025, em Salvador.



Comentários
Postar um comentário